Visita da Dra. Teresa Calçada ao Centro Escolar António Lopes

    No passado dia 26 de abril, o Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio teve a honra de receber a visita da Dr.ª Teresa Calçada, Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), acompanhada pela Coordenadora interconcelhia Dr.ª Regina Campos.
    A visita ocorreu no Centro Escolar António Lopes, pelas 14:30h. Foi recebida pela Diretora Dr.ª Luísa Rodrigues, por um grupo de alunos representativos de todas as turmas, pela vereadora da Educação Dr.ª Gabriela Fonseca, pelo Coordenador do referido Centro Escolar e pela Equipa dos Professores Bibliotecários da rede concelhia.
    Durante a visita, a Dr.ª Teresa pode assistir ao normal funcionamento da BE, onde uma turma realizava atividades no âmbito da leitura, distribuídos por várias estações, incluindo os computadores da BE e assistiu ainda a atividades no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações. O Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio propôs a celebração deste data por todos os estabelecimentos de ensino, durante a semana de 23 a 27 de Abril, com o objetivo direto de chamar a atenção para a importância do contributo dos idosos e dos seus saberes para a sociedade, reforçando a solidariedade entre gerações.
    Em seguida a Dr.ª Teresa Calçada reuniu com a equipa de professores bibliotecários da rede interconcelhia e respetivos diretores dos agrupamentos, onde se discutiram temas relacionados com as Bibliotecas Escolares.
    Esta visita antecedeu a sua participação no VII Fórum “A Biblioteca hoje – Que desafios?”, realizada na Biblioteca Lúcio Craveiro, em Braga, nos dias 27 e 28 de Abril.
    Destacamos que a Dr.ª Teresa Calçada é uma das principais mentoras das bibliotecas escolares tal como as conhecemos hoje. De 1982 a 2007, enquanto Técnica do Instituto Português do Livro, integrou o grupo de trabalho que definiu as bases da política nacional da leitura pública, com vista à criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Foi membro do grupo de trabalho que em 1996 definiu as bases e os princípios orientadores do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, sendo Coordenadora do Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares, do Ministério da Educação, desde esse ano. Também é Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura.








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro