Projeto - Biblioteca Digital

(Clique na imagem para ver o Blogue)

Projeto - Biblioteca Digital

A elaboração deste projeto surgiu com a necessidade de desenvolver nos nossos alunos valores de cidadania como: colaboração, convivência, atenção, honestidade, respeito, responsabilidade, preservação do meio ambiente e do património, contribuindo assim, para uma melhor qualidade de vida da nossa comunidade escolar assim como para elevar os baixos índices de literacia em leitura e de compreensão em leitura, as dificuldades na oralidade e promover uma educação para os media, para as literacias da informação em articulação com as turmas de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC).

A cidadania aprende-se ao exercer por isso pretendemos com este projeto, desenvolver uma nova metodologia que facilite o processo de ensino aprendizagem dos alunos em relação à Cidadania. Partimos da abordagem de notícias escritas e/ou em vídeo para criar um ambiente de debate e reflexão em relação às temáticas escolhidas para desenvolver o espírito crítico, a oralidade e claro a leitura. Seguidamente partindo das observações os alunos criarão um conjunto de tarefas/trabalhos que mostrem e alertem a comunidade escolar e educativa sobre as temáticas abordadas. Pretendemos envolver os docentes de cidadania e de TIC, juntamente com a equipa das bibliotecas escolares e os professores bibliotecários, assim como toda a comunidade envolvente num projeto de consciencialização cívica.

 

Fundamentação - Biblioteca Digital

“A educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos.”

A escola constitui um importante contexto para a aprendizagem e o exercício da cidadania e nela se refletem preocupações transversais à sociedade, que envolvem diferentes dimensões da educação para a cidadania e diferentes temáticas.

O nosso projeto consiste na exploração dos temas da Educação para a Cidadania a partir das Literacias dos Media e da Informação, pilares fundamentais do referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”.

Efetivamente, e tendo em conta que somos uma das escolas que aderiram à experiência piloto, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, queremos colocar a ênfase na articulação entre a BE e o Projeto AFC de modo a desenvolver os valores de cidadania e as literacias.

Pretendemos incentivar os alunos a utilizar e a decifrar criticamente os meios de comunicação, visando a adoção de comportamentos e atitudes cívicas.

Para cumprir estes objetivos pretendemos apostar na leitura em diversos suportes, de temáticas atuais, relacionadas com a cidadania, escolhendo textos, excertos, notícias e vídeos para elaborar, na Biblioteca Escolar, produtos digitais e artísticos de divulgação e sensibilização sobre as temáticas abordadas.

Pretendemos envolver os alunos na leitura e na construção efetiva de consciência cívica, promovendo o aumento dos índices de literacias, da capacidade de compreensão leitora, do espírito crítico, da oralidade e da utilização das novas tecnologias digitais.

 

Objetivos - Biblioteca Digital

Desenvolver literacias tecnológicas e digitais

Formar cidadãos críticos e com capacidade de intervenção

Divulgar e partilhar com a comunidade educativa os recursos educativos desenvolvidos neste projeto criando uma “onda” cívica;

 

Operacionalização - Biblioteca Digital

O Projeto é dirigido, inicialmente, aos alunos das turmas AFC da EB23 Professor Gonçalo Sampaio, havendo a possibilidade de posteriormente, no segundo ano, alargar o projeto às turmas AFC do 1º CEB.

Este insere-se na Estratégia da escola para a Cidadania e Desenvolvimento, onde se consideram como aprendizagens esperadas, a construção de uma cidadania ativa, através do desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia (ex. Interculturalidade, direitos humanos, igualdade de género, sustentabilidade, media, saúde).

Após a análise das planificações de Cidadania e Desenvolvimento (CD), e em articulação com os docentes envolvidos no projeto, procederemos à escolha de notícias (em diversos suportes) para leitura em tabletes, análise e discussão na sala de aula. Depois de uma primeira abordagem nas aulas de CD (3 aulas), os alunos irão à Biblioteca Escolar, para um espaço tecnológico próprio reservado para o efeito, chamado de “Clube de Cidadania”, onde serão produzidos materiais de sensibilização e de informação, utilizando meios tecnológicos (físicos e digitais), sobre as temáticas abordadas. Estes produtos poderão ser cartas, cartazes, vídeos, áudios, jogos, ... que serão difundidos pela comunidade escolar e educativa.

Para a elaboração/construção dos produtos/conteúdos serão realizadas sessões de informação/ formação, em articulação com a disciplina de TIC, sobre ferramentas web, nomeadamente o Educaplay, Canva, programas de produção de vídeos e de áudio, kahoot, google, entre outros, que serão apresentados sob a forma de cartas (dirigidas aos nossos representantes/ comunidade), curtas, entrevistas, jogos, panfletos, ...; culminando com uma apresentação final dos vários produtos elaborados. Estes serão apresentados nas várias escolas do agrupamento e do concelho e partilhados nos diversos sítios online.

O projeto será avaliado de forma contínua observando a participação e o empenho dos alunos na realização das atividades e nos produtos resultantes. Será elaborado um questionário de opinião aos docentes e aos alunos, assim como uma grelha de registo de utilização das ferramentas digitais. Serão aferidos a evolução dos resultados escolares das turmas envolvidas, em particular na disciplina Cidadania, TIC e em Português, nomeadamente na escrita/ interpretação e na oralidade.

 

Calendarização - Biblioteca Digital

1ª fase – apresentação do projeto em Pedagógico e nas turmas envolvidas – durante o mês de setembro de 2018

2ª fase – escolha das temáticas a abordar com os docentes de Cidadania e Desenvolvimento (de acordo com as planificações e com a 1ª reunião dos Conselhos de Turma AFC) – durante o mês de setembro de 2018

3ª fase - leitura/ análise e discussão das temáticas nos tempos de CD, a partir da leitura/visualização de notícias (suporte físico e digital) -  a partir do mês de outubro de 2018 (3 aulas)

4ª fase - realização de sessões de formação com os alunos para o uso das ferramentas digitais, pelos Professores Bibliotecários e docentes de TIC/ CD - durante o mês de novembro de 2018 (4 aulas)

5ª fase -  Produção dos produtos/conteúdos com o apoio dos Professores Bibliotecários e docentes de TIC/ CD, afetos ao espaço tecnológico existente na Biblioteca Escolar (Clube de Cidadania) - durante o mês de a partir de novembro e até final do ano letivo

6ª fase - Apresentação dos trabalhos elaborados na comunidade - durante o mês de fevereiro de 2018.


A Calendarização

O DAC - Processos Vitais do Corpo Humano

As Evidências

A Avaliação -  Avaliação da atividade pelos alunos, usando o google formulários...

Os Testemunhos dos Alunos

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro