Concurso Nacional de Leitura

Concurso Nacional de Leitura 2022
 
Obras a ler no AEGS:
 
3.º ano – “O senhor do seu nariz” de Álvaro Magalhães
4.º ano – “O Gigante Egoísta” de Oscar Wilde
5.º ano - "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf
6.º Ano - "Pedro Alecrim" de António Mota
7.º Ano - "História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar" de Luis Sepúlveda
8.º Ano - "O Gato Malhado e Andorinha Sinhá" de Jorge Amado
9.º Ano - "O Velho Que Lia Romances de Amor" de Luis Sepúlveda. 

 PNL2021_CNL_PecasDigitais_FacebookBanner-24801.jpg

Abertura da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura - CNL

O CNL tem como objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, divididos em 4 faixas etárias de acordo com os diferentes ciclos de ensino (1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário).

A participação no concurso está aberta às escolas do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores (RAA) e da Madeira (RAM), das redes pública e privada que a ele aderirem, através da inscrição de alunos de todos os ciclos de ensino – 1.º ciclo / 2.º ciclo / 3.º ciclo / ensino secundário. Está igualmente aberta aos alunos das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE) da área de influência da Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e aos alunos da rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP).

As inscrições decorrem entre 8 de outubro e 9 de novembro de 2021 e deverão ser submetidas em formulário do site do PNL 2027.

Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), em colaboração com os seus parceiros, o desenvolvimento do Concurso ao longo das suas quatro fases consecutivas:

Fases Escolar e Municipal  – Englobam as provas nas escolas / agrupamentos e as provas nas bibliotecas municipais dirigidas aos alunos vencedores da fase escolar (momento anterior). O acompanhamento destas fases é feito pela RBE / Bibliotecas Municipais, respetivamente. O PNL2027 disponibiliza um serviço de apoio, em linha, que possibilita aos professores responsáveis pelo CNL a colocação de questões. Com este serviço pretende-se criar uma linha de comunicação oficial entre o PNL2027 e todos aqueles que coordenam este concurso nas escolas. Para colocar as suas questões deverá utilizar o endereço de correio eletrónico julia.martins@pnl2027.gov.pt

FM.jpg

Fase Intermunicipal  – Congrega, por cada Comunidade Intermunicipal/Área Metropolitana, os vencedores selecionados na fase anterior em cada um dos seus municípios. O acompanhamento desta fase é da responsabilidade da DGLAB que apoia as bibliotecas municipais, de cada uma das 23 Comunidades Intermunicipais, que nesse ano acolhem o evento em representação da sua região.

FI.jpg

Fase Nacional  – Esta fase conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por prova escrita de pré-seleção online, prova de vídeo e prova oral de palco. O acompanhamento é da responsabilidade do PNL 2027.

FN.jpg

O regulamento geral e calendário podem ser consultados no site do PNL.

 

 
CNL - 2021
 
Fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura - Vizela


De modo a motivar os alunos vencedores do Concurso Nacional de Leitura a nível do Agrupamento, a Biblioteca Escolar preparou 3 imagens interativas para uma exploração inicial das obras.

3.º Ciclo: "O Rapaz que Prendeu Vento" de William Kamkwamba


2.º Ciclo: "Hipopóptimos - Uma história de Amor" de Álvaro Magalhães
 

1.º Ciclo: "O Segredo do Rio" de Miguel Sousa Tavares

Sempre presente.
 
 -------------------------------------------------------------------
 
Temos o prazer de anunciar os vencedores do Concurso Nacional de Leitura (14.ª edição) a nível do Agrupamento e apurados para a fase intermunicipal.

O Regulamento a nível de Agrupamento determinava que os alunos do 1.º CEB prestariam provas de leitura e de improviso em cada estabelecimento de ensino, em finais de janeiro, para a seleção de dois alunos por estabelecimento.

A situação pandémica não permitiu realizar estas provas; de igual modo, não foi possível realizar as provas finais na sede do Agrupamento. O Júri determinou o apuramento dos dois alunos com melhores classificações no concurso de acordo com as respetivas ponderações.


1.º Ciclo

 

Tomás Bártolo da Silva - EB António Lopes

Matilde Ribeiro Castro - EB D. Elvira Câmara Lopes


O Regulamento a nível de Agrupamento determinava que seriam apurados seis alunos do 2.º CEB e 6 alunos do 3.º CEB que prestariam provas de leitura e de improviso no dia 19 de fevereiro, na EB23 Prof. Gonçalo Sampaio.

A situação pandémica não permitiu a realização destas provas. O Júri determinou o apuramento dos dois alunos com melhores classificações no concurso de acordo com as respetivas ponderações.


2.º Ciclo - EB23 Prof. Gonçalo Sampaio

Clara Vieira da Cunha – 5.º ano

Constança Campos Alves Rodrigues – 5.º ano


3.º Ciclo - EB23 Prof. Gonçalo Sampaio

Afonso Filipe Gonçalves Fernandes – 8.º ano

João Afonso Correia da Silva – 8.º ano


Parabéns aos premiados e a todos os que participaram!

A fase intermunicipal é da responsabilidade da Câmara Municipal de Vizela e as provas decorrerão a 22 e 23 de abril.
 
_____________________________________________________________________

Concurso Nacional de Leitura 2021 

 
Concurso Nacional de Leitura
14.ª edição 2020-21- Publicação da lista de escolas inscritas - atualização

Publicamos a lista de escolas inscritas na 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL). Esta edição decorre entre o dia 1 de outubro de 2020, data oficial de abertura, e o dia 5 de junho de 2021, dia da grande final, em Oeiras.

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento, a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo de quatro fases consecutivas:

Fase Escolar / Municipal  – Engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios.

O 1.º momento é da responsabilidade das escolas/agrupamentos do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, bem como do Camões, IP e da DGAE/DSEEPE, nas escolas portuguesas e da Rede de Ensino Português no estrangeiro que aderirem a esta iniciativa.

O 2.º momento traduz-se pela realização de provas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos alunos vencedores do momento anterior.

Fase Intermunicipal  – Esta fase congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas, a decorrer nestas datas.

Fase Nacional  – conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito. Esta fase conta com a parceria e apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

A participação no concurso está aberta às escolas do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores (RAA) e da Madeira (RAM), das redes pública e privada que a ele aderirem, através da inscrição de alunos de todos os ciclos de ensino – 1.º ciclo / 2.º ciclo / 3.º ciclo / ensino secundário. Está igualmente aberta aos alunos das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE) da área de influência da Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e aos alunos da rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP).

 
 

Calendarização

07/10 - 19 /10: Inscrição no CNL pelas escolas, no formulário disponibilizado em SIPNL

26/10: Publicação da lista de escolas inscritas

Até 29/10: Divulgação da lista das obras para a fase intermunicipal

29/10 – 22/02: Fase escolar/municipal

23/02 – 24/02: Registo das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte

08/03 – 26/04: Fase intermunicipal

27/04 – 30/04: Registo das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte

Até 07/05: Publicação das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte

19/05: Prova escrita de pré-seleção online

05/06: Final nacional

 

 


 Regulamento do Concurso Nacional de Leitura 2021 - AEGS


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro