Portal Ensina RTP - ensina.rtp.pt

Portal Ensina RTP - ensina.rtp.pt

O Ensina nasceu como um desafio e uma missão: tornar acessíveis aos alunos e professores do ensino básico e secundário, os conteúdos da RTP.

Como motivação, foi suficiente conhecer a extensão do arquivo audiovisual da RTP e acreditar na sua utilidade como complemento para o estudo e um contributo de serviço público para a divulgação do conhecimento em geral.

O primeiro passo estava dado. A implementação foi uma sucessão de pequenas vitórias como por exemplo: rever a reportagem com a assinatura da adesão de Portugal à CEE, José Saramago laureado prémio Nobel da literatura ou o documentário sobre a erupção do vulcão dos Capelinhos em 1957 e perceber que eram uma pequena amostra da extensa produção ou co-produção da RTP, adequada a este projecto.

A ideia tomou forma, o Ensina concretizou-se e está já acessível ao público. Apresenta excertos de programas, documentários e entrevistas, divididos por cerca de oitocentos artigos com fotografias, vídeos ou áudios. Os grandes temas que se encontram no Ensina são a história, as artes, as ciências, o português, a filosofia, mas também a educação para os media e a cidadania. Procurámos com esta organização acompanhar os programas do ensino.

Presente num meio multimédia, criámos algumas peças interactivas, como a cronologia dos Descobrimentos, ou o mapa das invasões francesas e vamos continuar a pesquisar e publicar novos conteúdos. Se a motivação inicial era grande agora, após o seu lançamento e as manifestações de incentivo recebidas sobretudo nas redes sociais, acreditamos ainda mais que seguimos na direcção correta.


Site - ensina.rtp.pt
Facebook - www.facebook.com/ensinartp

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro