Concursos

O cartaz da minha escola
À semelhança dos anos anteriores promove-se, no âmbito da Semana da Leitura, um Concurso que apela à imaginação e a um conjunto muito diversificado de competências enraizadas na transversalidade curricular. Em 2011, ele terá como produto final a criação e apresentação a concurso de um cartaz, que, tal como a 5ª edição da Semana da Leitura, se centra na relação Leitura - Energia - Floresta.

Trata-se de um concurso, de âmbito nacional, que tem como público-alvo as crianças e os jovens da educação pré-escolar ao 12º ano de escolaridade, sendo convidados os estabelecimentos de educação e de ensino das redes pública e privada.

O concurso «O cartaz da minha escola» é lançado tendo por base a proposta de um conjunto de motes catalisadores de iniciativas que traduzam saberes e competências da população escolar, numa articulação transversal do(s) currículo(s), capazes de se constituirem num desafio à imaginação e à criatividade. Cada escola não agrupada/ agrupamento de escolas pode escolher um ou vários motes em função do seu projecto educativo e dinamizar iniciativas/ actividades de promoção de leitura que envolvam as crianças e os jovens, outros sectores da comunidade escolar ou mesmo a comunidade em geral. As iniciativas de promoção de leitura a desenvolver serão enquadradas por uma ou várias das áreas que se seguem: Floresta/ Recursos Naturais/ Sustentabilidade do Planeta/ Energia e Vida/ Planeta Verde/ Consumo/ Tecnologias.

O concurso  desenvolve-se em duas etapas e segundo o calendários seguinte:

PRIMEIRA FASE

FEVEREIRO
Inscrições em www.sipnl.planonacionaldeleitura.gov.pt/login.jsp

MARÇO
Selecção, pelas escolas /agrupamentos, dos cartazes a apresentar a concurso (1 por nível de educação e de ensino)

SEGUNDA FASE

MARÇO
Envio dos trabalhos seleccionados para o endereço ocartazdaminhaescola@gmail.com, entre 25 e 31 de Março

ABRIL /MAIO
Análise e selecção dos cartazes apresentados a concurso

JUNHO (1ª  SEMANA)
Divulgação dos trabalhos vencedores



Faça Lá um Poema
Aviso :
Para aceder ao formulário dos concursos  utilize este endereço:
http://www.sipnl.planonacionaldeleitura.gov.pt/login.jsp
Consulte também as perguntas frequentes. 
Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2011, que se realiza no CCB, no dia 20 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, lançam novamente um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia.

Procurando incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o concurso Faça lá um poema destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele poderão participar quaisquer alunos de escolas públicas ou privadas.

A entrega de prémios terá lugar no CCB a 20 de Março de 2011 e será integrada no programa do Dia Mundial da Poesia.

Recomendamos às escolas que desejem participar, a leitura atenta do regulamento com a calendarização das actividades e mais informação detalhada sobre o concurso.

A entrega de prémios terá lugar no CCB, em Lisboa, a 21 de Março de 2011 e será integrada no programa do Dia Mundial da Poesia.





Um postal vale mil ideias
O Plano Nacional de Leitura lança, aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, o desafio de criarem um postal ilustrado. Pede-se de elaborem um pequeno texto em que demonstrem capacidade de síntese, cruzando esta competência com as que se desenvolvem no âmbito das artes plásticas.

Tratando-se de um postal ilustrado, pretende-se que se experimentem diversos meios expressivos, pelo que a mensagem escrita deve ser interpretada e representada mobilizando-se elementos da comunicação visual. Terão que escrever o máximo de informação com o mínimo de palavras e de serem capazes de expressar plasticamente o sentido daquela.

Os alunos deverão escolher um livro que tenham lido e, a propósito deste, escreverem um pequeno texto adequado a um postal. Este postal será dirigido ao autor do livro, ao seu ilustrador ou a uma das suas personagens. Os alunos podem falar de aspectos que lhes tenham despertado interesse no livro ou colocar questões ao destinatário escolhido, utilizando mensagens curtas e mostrando que as poucas palavras do pequeno texto de um postal podem conter mil ideias, que serão interpretadas e representadas através de elementos da comunicação visual, com recurso a diversos meios expressivos.

A selecção que o júri fará dos postais apresentados a concurso terá em conta:

- a correcção, adequação, tamanho e riqueza de informação/ideias da mensagem escrita;

- a correlação da mensagem escrita com a sua representação plástica;

- a oportunidade e a adequação da mensagem escrita relativamente ao livro a que se refere, bem como ao contexto e às normas do concurso;

- adequação dos elementos utilizados para a comunicação visual e qualidade do resultado final obtido;

- criatividade e qualidade global do postal apresentado a concurso.

Cada aluno poderá concorrer apenas com um postal. Os trabalhos realizados pelos alunos poderão ter que ser seleccionados, pois cada agrupamento ou escola não agrupada poderá submeter no máximo 3 postais, sendo 1 por cada nível de ensino. Os trabalhos seleccionados pelo agrupamento ou escola não agrupada deverão ser apresentados entre o dia 14 e o dia 18 de Março de 2011, através do preenchimento do formulário “Um postal vale mil ideias “, que estará disponível no Sistema de Informação do Plano Nacional de Leitura, no seguinte endereço http://sipnl.planonacionaldeleitura.gov.pt/login.jsp

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro