Concurso Nacional de Leitura 2021 2022

 PNL2021_CNL_PecasDigitais_FacebookBanner-24801.jpg

Abertura da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura - CNL

O CNL tem como objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, divididos em 4 faixas etárias de acordo com os diferentes ciclos de ensino (1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário).

A participação no concurso está aberta às escolas do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores (RAA) e da Madeira (RAM), das redes pública e privada que a ele aderirem, através da inscrição de alunos de todos os ciclos de ensino – 1.º ciclo / 2.º ciclo / 3.º ciclo / ensino secundário. Está igualmente aberta aos alunos das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE) da área de influência da Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e aos alunos da rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP).

As inscrições decorrem entre 8 de outubro e 9 de novembro de 2021 e deverão ser submetidas em formulário do site do PNL 2027.

Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), em colaboração com os seus parceiros, o desenvolvimento do Concurso ao longo das suas quatro fases consecutivas:

Fases Escolar e Municipal  – Englobam as provas nas escolas / agrupamentos e as provas nas bibliotecas municipais dirigidas aos alunos vencedores da fase escolar (momento anterior). O acompanhamento destas fases é feito pela RBE / Bibliotecas Municipais, respetivamente. O PNL2027 disponibiliza um serviço de apoio, em linha, que possibilita aos professores responsáveis pelo CNL a colocação de questões. Com este serviço pretende-se criar uma linha de comunicação oficial entre o PNL2027 e todos aqueles que coordenam este concurso nas escolas. Para colocar as suas questões deverá utilizar o endereço de correio eletrónico julia.martins@pnl2027.gov.pt

FM.jpg

Fase Intermunicipal  – Congrega, por cada Comunidade Intermunicipal/Área Metropolitana, os vencedores selecionados na fase anterior em cada um dos seus municípios. O acompanhamento desta fase é da responsabilidade da DGLAB que apoia as bibliotecas municipais, de cada uma das 23 Comunidades Intermunicipais, que nesse ano acolhem o evento em representação da sua região.

FI.jpg

Fase Nacional  – Esta fase conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por prova escrita de pré-seleção online, prova de vídeo e prova oral de palco. O acompanhamento é da responsabilidade do PNL 2027.

FN.jpg

O regulamento geral e calendário podem ser consultados no site do PNL.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro