Restauração da Independência

 Ao longo desta semana, a Biblioteca Escolar e o grupo disciplinar de HGP e de História, celebrou a Restauração da Independência (1 de dezembro de 1640).
Todas as turmas do 6º. ano de escolaridade passaram a conhecer e a compreender melhor este feriado nacional, momento fundamental da nossa história.

Os alunos leram, reforçaram a compreensão leitora e aplicaram competências digitais utilizando os tablets. Também realizaram um questionário no Google forms sobre a temática em questão. Esta atividade de aprofundamento do conhecimento histórico, aliada às competências leitoras e digitais vai oferecer prémios aos melhores desempenhos.

Viva Portugal independente!

No primeiro dia de dezembro de 1640, os conjurados dirigiram-se ao Terreiro do Paço para matar o traidor Miguel de Vasconcelos.

Entraram de rompante e encontram-no escondido num armário tendo sido morto e atirado da janela. Acorreu a duquesa de Mântua. Pensava que a intenção dos fidalgos portugueses era apenas ajustar contas com o traidor Miguel de Vasconcelos.

Enganava-se, porém. Foi mandada recolher aos seus aposentos para que não tivesse a mesma sorte do seu infeliz ministro.

Já então assomara à varanda do Palácio Real D. Miguel de Almeida que de lágrimas nos olhos gritara emocionado “Liberdade, liberdade! Viva El-Rei D. João IV!”.

Assim, proclamou-se a independência de Portugal e anunciaram como novo rei D. João IV, Duque de Bragança.


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro